Moção nº 5 de 24 de Julho de 2023

Identificação Básica

Matéria Legislativa

Moção

5

2023

24 de Julho de 2023

De Repúdio à decisão do Ministério da Educação de encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

a A

De Repúdio à decisão do Ministério da Educação de encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

    O Vereador que esta subscreve, conforme o art. 176, § 2º, XII, do Regimento Interno, apresenta MOÇÃO DE REPÚDIO à decisão do Ministério da Educação de encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, a ser encaminhada ao Ministério da Educação e ao Congresso Nacional.

     

    JUSTIFICATIVA

     

    A presente Moção considera a relevância do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares na promoção de uma educação de qualidade e valores cívicos em nosso país, sendo necessário expressar veemente repúdio à decisão do Ministério da Educação de encerrar o programa.
    O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares tem se mostrado como uma iniciativa eficaz na melhoria do ensino e no desenvolvimento de nossos estudantes. A proposta de promover uma gestão compartilhada entre civis e militares nas escolas contribui para um ambiente disciplinado, respeitoso e voltado para o aprendizado, gerando resultados positivos no desempenho acadêmico dos alunos e no fortalecimento dos valores éticos e morais.
    Ao encerrar esse programa, o Ministério da Educação ignora o impacto positivo que ele tem exercido nas comunidades escolares, desconsiderando o esforço de docentes, discentes e equipe pedagógica para a implementação e manutenção desse modelo educacional. Além disso, priva outras escolas e estudantes da oportunidade de se beneficiarem dessa experiência educacional inovadora.
    Assim, é necessário que o Ministério da Educação reconsidere sua decisão e retome o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, assegurando a continuidade desse modelo educacional em benefício da qualidade da educação em nosso país.

     

    Agudo, 24 de julho de 2023.

     


    Ver. Pato Niemeier